Os próximos três meses do ano (setembro, outubro e novembro) compreendem o final do inverno e parte da primavera no Hemisfério Sul. De acordo com a climatologia, neste período, a chuva aumenta gradualmente com o passar dos meses, muita vezes provocada pela passagem de uma frentes frias, associadas a ciclones extratropicais. O fenômeno ainda pode está relacionado à convecção, ou seja, devido aos temporais típicos de primavera, que normalmente ocorrem entre o final das tardes e o início das noites. As frentes frias, associadas a ciclones, costumam provocar episódios de agitação marítima e ressaca nas regiões litorâneas. Já os temporais, podem resultar em ventos localmente fortes, queda de granizo, alagamentos e enxurradas.
Em setembro, ocorre um aumento nos volumes de chuva em relação ao mês anterior, variando normalmente de 150 a 250mm na maior parte das regiões, exceto em algumas áreas do Litoral Sul e de Florianópolis, onde os totais permanecem entre 100 e 150mm.
Já em outubro, os acumulados aumentam ainda mais, ficando entre 200 e 250mm na maior parte do Grande Oeste e algumas regiões do Alto Vale do Itajaí, Planalto Sul, Litoral Sul e Planalto Norte. Nas áreas litorâneas, exceto no Litoral Sul próximo à divisa com o RS, o regime de chuvas é menor, variando de 100 a 150mm.
No mês de novembro os volumes acumulados diminuem com relação aos meses anteriores, uma vez que, a chuva passa a apresentar distribuição irregular, mas tende a ser mais frequente. De uma forma geral os volumes esperados variam entre 140 e 170mm no Grande Oeste e entre 110 e 140mm nas demais regiões.
Nesta época do ano, ainda é comum a entrada de massas de ar frio, especialmente em setembro, o que causa queda significativa da temperatura, favorecendo a formação de geada. É comum também dias com grande amplitude térmica, com frio no amanhecer e temperaturas amenas no período da tarde. Além disso, são frequentes os episódios de ventos persistentes que resultam em agitação localizada no mar.
Elaborado em: 31 de agosto de 2024
Meteorologistas: Francine Sacco e Nicolle Reis
Meteorologista Chefe: Felipe Theodorovitz
Participe de nosso
Grupo no Whatsapp
Incêndio destrói casa e deixa dois mortos em Santa Catarina
Motorista morre e 13 ficam feridos em batida entre ônibus e caminhão em SC
Vídeo: Moradora de Água Doce precisa da sua ajuda para fazer cirurgia e não perder o braço – Ela está há 2 anos na fila do SUS e não tem previsão de ser atendida
Incêndio destrói estrutura após festa no interior de Santa Cecília
Apostas da região de Joaçaba levam prêmios na quadra da Mega-Sena; Quina teve cinco vencedores em SC
Polícia Militar encontra carro em chamas no acesso de Herval
Defesa Civil reforça alerta para chuva volumosa neste domingo e segunda em SC
Concurso do IBGE: vagas abertas em cidades de SC; veja como se inscrever
Adolescente que conduzia moto fica gravemente ferido em Curitibanos
Polícia Civil de Água Doce efetua prisão no município
Homem fica ferido em saída de pista e capotamento na SC-355
Homem é preso com armas e munições em Monte Carlo