Tílias News
AGRO | 28/03/2024 - 21:29:58

Venda e colheita de pinhão estão liberadas a partir de 1º de abril

Com o fim do verão e a chegada do outono, inicia-se também o período de uma das principais iguarias da nossa região: o pinhão. Presente em diversos pratos culinários, como a paçoca de pinhão, esta semente é protegida por lei sendo que a venda e colheita de pinhão estão liberadas a partir de 1º de abril.

A proibição da coleta, venda e transporte do pinhão neste período tem como objetivo proteger espécies como o papagaio xarão, o papagaio do peito roxo, o quati e a gralha azul, que dependem dessa semente como fonte de alimento.

Além disso, o pinhão colhido antes da data estabelecida é considerado verde e impróprio para o consumo humano, pois apresenta sabor desagradável e pouco valor nutritivo.

A sargento Loregian Alves, da Polícia Militar Ambiental do Meio-Oeste, destaca a importância desse período para a fauna e ressalta as consequências legais para quem descumprir a lei.

Ela lembra que a colheita do pinhão é regulamentada pela Lei Estadual 15.457/2011, que estabelece multa administrativa de R$ 500 para os infratores, além da apreensão do produto e responsabilização penal.

Loregian fala ainda que o período de defeso visa proteger a araucária angustifólia, árvore nativa da região e em risco de extinção, bem como toda a biodiversidade que depende do pinhão para sua sobrevivência.

Casos de desrespeito à legislação podem ser denunciados pelo número de emergência da Polícia Militar de Santa Catarina (190) ou pelo aplicativo PMSC Cidadão.

Portanto, é importante aguardar até o dia 1º de abril para realizar a colheita, transporte e comércio do pinhão, garantindo a preservação da nossa flora e fauna.

Participe de nosso
Grupo no Whatsapp

Fonte: RBV Notícias

Anterior

Casal é preso com cerca de 30 kg de maconha na bagagem de ônibus

Próxima

Motorista foge após atropelar e matar ciclista na BR-282

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp