Os municípios com população de até 142.632 habitantes terão redução na contribuição ao Regime Geral da Previdência Social (RGPS) até 2027. De acordo com o projeto 334/2023, aprovado no Senado, a alíquota será reduzida de 20% para 8%, o que deve representar uma economia de R$ 11 bilhões por ano para mais de 4.000 municípios, segundo estimativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM). O texto vai à sanção presidencial.
Para o especialista em orçamento público César Lima, a medida é importante diante do cenário de queda de arrecadação vivido pelos entes. Ele explica como vai funcionar a proposta aprovada no Senado.
“Eles não vão mais recolher, no caso. Eles vão deixar de recolher essa parcela de 12% e vão recolher somente 8% sob a folha de pagamento. Ele recolhe para a União, porque, na verdade, recursos previdenciários vão para o pagamento do INSS, das aposentadorias, do Regime Geral da Previdência que é pago pela União, pelo governo federal. Eles deixariam de recolher essa diferença”, aponta.
No último dia 24, foi sancionada a lei que recompõe os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) por conta das quedas sofridas entre julho e setembro. No texto ainda está prevista a compensação aos estados e municípios pelo que deixou de ser arrecadado com a desoneração do ICMS dos combustíveis em 2022.
União repassa R$ 3,7 bilhões de FPM aos municípios nesta segunda-feira (30)
Sancionado projeto de Lei 136/23 que recompõe perdas do FPM
De acordo com estudo publicado pela CNM com análises do primeiro semestre do ano, 51% dos municípios brasileiros estão com as contas no vermelho. No mesmo período de 2022, 7% dos municípios incorreram em déficit, conforme a entidade.
“Essa mudança repentina de cenário, de 2022 para 2023, é explicada especialmente pelo pequeno crescimento da arrecadação e a expansão generalizada do gasto público, em especial das despesas de custeio, que é a manutenção da máquina pública”, diz o estudo. Segundo a CNM, a cada R$ 100 arrecadados por pequenos municípios, R$ 91 são utilizados para o pagamento de pessoal e custeio da máquina pública.
O município de Amparo, em São Paulo, tem cerca de 68 mil habitantes e está na lista das contas em vermelho. O prefeito Carlos Alberto Martins conta que esperava arrecadar R$ 484 milhões no ano, mas está executando um total de R$ 405 milhões.
O gestor afirma que os municípios estão cada vez mais sobrecarregados desempenhando funções dos estados e da União, o que faz da redução da contribuição previdenciária uma medida compensatória. Ele ressalta a importância do texto aprovado no Senado e aponta outras medidas que considera importantes.
“Tudo que puder ser feito para poder desonerar os municípios, principalmente na questão do INSS, as obrigações sociais, é extremamente importante. É uma ajuda muito significativa, é importante para nós. Eu acho que o repasse do FPM é fundamental e também a União tem que parcelar, dar um desconto, fazer um Refis das obrigações que os municípios têm com a União, dos repasses que os municípios têm que fazer”, defende o prefeito.
Fonte: Brasil 61
Participe de nosso
Grupo no Whatsapp
Adolescente morre em acidente entre carro e motocicleta na BR-282 em Campos Novos
Menino de 10 anos fica em estado grave após ser atingido por trave de quadra esportiva em SC
Surfista morre após se afogar em praia de SC
ASSISTA: Cantora do Oeste impressiona e recebe nota máxima do Programa Raul Gil
Menino suspeito de ser agredido morre uma semana após internado em SC
Polícia Militar atende briga familiar no interior do município de Ouro
Um ano após tragédia com balão em Praia Grande, famílias ainda aguardam respostas sobre tragédia
Mulher fica ferida após tentativa de apartar discussão no interior de Capinzal
Motorista abandona veículo após saída de pista seguida de capotamento em Piratuba
Motocicleta atinge dois pedestres em Capinzal
Iluminação de LED em caminhões pode gerar multa e retenção do veículo, alerta PMRv
Jovem de 25 anos morre em colisão entre carro e caminhão na BR-153
Polícia aponta briga e ciúmes em duplo homicídio em SC
Caminhão carregado com ração tomba sobre ponte interditada em Campos Novos
Acidente na BR-470 mata motorista e deixa carro destruído
Vídeo: Cadeirante cai em rio ao tentar evitar atropelamento e é salvo por herói anônimo em SC
Justiça revoga prisão de hervalense que matou caminhoneiro em Ponte Serrada
Bombeiro morre após ser esfaqueado durante briga no Oeste
Prefeitura de Zortéa esclarece medidas adotadas após condenação de servidora por maus-tratos contra criança autista
Celesc prepara medidas para enfrentar o intenso El Niño previsto para este ano
Motorista fica ferido após colidir carro contra reboque de caminhão estacionado em Fraiburgo
Veículo sai da pista e cai em ribanceira em Jaborá
Brasil vence o Haiti e assume liderança do Grupo C na Copa do Mundo
Veículo sai da pista e por pouco não cai em barranco em Capinzal
Asfalto vai ligar Iomerê e Pinheiro Preto
Hino do Brasil é eleito o mais bonito da Copa do Mundo 2026
Colisão frontal deixa dois motoristas feridos na BR-116 em Santa Cecília
Polícia Civil apreende drogas durante cumprimento de mandado em empresa de Campos Novos
Por que tantos jogadores estão usando chuteiras rosas na Copa?
Empresária caçadorense morre após procedimento estético
Resgate de gatos em apartamento de Concórdia é concluído; nascimento de filhotes preocupa
Homem que tentou matar ex e parentes é condenado a quase 100 anos em SC
Acusado de matar jovem atleta a tiros é condenado no Oeste
‘Mamãe Noel’ é absolvida pela morte de ‘Papai Noel’ em Santa Catarina
Lei Seca completa 18 anos com redução de mortes no trânsito
Homem é esfaqueado por colega de trabalho em frente a empresa no Oeste de SC
Tangará forma 159 crianças nos projetos Golfinho e Bombeiro Mirim
STF anula absolvição de empresário acusado de estuprar influenciadora
TJSC reduz multa de casal que não vacinou filhos em SC
Ex-jogador de futebol Brasão e empresário são mortos a tiros em SC
Com Selo Arte, agroindústria Só Mel leva produtos de Treze Tílias à ExpoSuper 2026 em Balneário Camboriú
Treze Tílias recebe intervenção cultural gratuita “Lá Vem a Bonita!” neste domingo (21)
Bombeiros Voluntários de Treze Tílias realizam simulado de atendimento pré-hospitalar com movimentação de viaturas neste sábado (20)
Treze Tílias recebe nova patrola para reforçar serviços da secretaria de obras