A Celesc conquistou a terceira colocação entre as distribuidoras de energia elétrica mais bem avaliadas pelos consumidores residenciais do país. A empresa foi finalista do Prêmio Aneel de Qualidade 2020 nas categorias região Sul e Brasil entre as 31 concessionárias que atendem mais de 400 mil unidades consumidoras (UCs). A premiação destaca as distribuidoras mais bem avaliadas, resultantes de pesquisa de opinião realizada com os clientes de energia elétrica em todo o Brasil.
O resultado da premiação foi divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última quinta-feira, 29, em cerimônia virtual realizada em Brasília. O órgão regulador nacional premiou as distribuidoras com melhor avaliação com troféu, certificado e o selo de qualidade.
“Esse é mais um reconhecimento importante para a empresa, dedicamos esse prêmio aos empregados da distribuidora, que em um ano atípico, mesmo diante de uma pandemia e de um ciclone que varreu o estado, mantiveram a qualidade dos serviços e isso resultou em uma avaliação positiva dos consumidores ao trabalho de todos”, afirmou o presidente Cleicio Poleto Martins.
Foram ouvidos 29.611 consumidores residenciais de 104 distribuidoras entre 17 de novembro de 2020 e 12 de fevereiro deste ano em 625 municípios em todo o Brasil. As questões abordaram o nível de satisfação do consumidor de forma geral, qualidade do fornecimento de energia e de serviços prestados, atendimento e confiança na distribuidora. Ainda de acordo com a Aneel, o prêmio reflete a melhoria na qualidade dos serviços, sob a perspectiva do grau de satisfação do consumidor.
O diretor-geral da Aneel, André Pepitone, destacou a atuação das companhias que foram finalistas da premiação. "Confiança é o pilar da relação da Aneel com o consumidor. Essa relação é construída diariamente e isso exige dedicação, cuidado, transparência e respeito às regras do setor”, concluiu o diretor.
Resultados históricos
No Prêmio Aneel de Qualidade 2019 (divulgado em 2020), a Celesc sagrou-se a distribuidora mais bem avaliada do país pelos consumidores, entre as empresas com mais de 400 mil unidades consumidoras (UCs). O registro foi um dos melhores indicadores de continuidade de energia da história da empresa.
Pela primeira vez, o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) ficou abaixo de 10 horas, e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção de Energia) ficou abaixo de 7,00, considerando uma janela móvel de doze meses (em novembro/2020, o DEC registrado foi de 9,00 e o FEC 6,64), resultado de gestão estratégica e trabalho dos seus empregados.
Sobre o Prêmio
Com objetivo de fomentar a melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica no país, a premiação – anteriormente denominada de Índice de Satisfação do Consumidor (Iasc) – retrata o grau de contentamento do consumidor e é divulgada anualmente pela Agência, desde 2000. A Aneel premia as distribuidoras mais bem avaliadas, desde que atingida a pontuação mínima de 60 pontos. A pesquisa tem grande relevância no setor elétrico, pois permite avaliar a satisfação do consumidor com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia.
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Fonte: Comunicação Celesc
Foto: Mauricio Vieira/Secom
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