Tílias News
ÁGUA DOCE | 03/08/2021 - 12:06:00

Moção de Congratulações aprovada na sessão ordinária de 02/08/2021

Vida dedicada ao próximo!

Água Doce deve contar ainda em agosto com uma nova cidadã água-docense. Os vereadores aprovaram por unanimidade na noite desta segunda-feira (02), moção da bancada governista, para conceder o Título de Cidadã Água-docense à Irmã Rosa Squizatto. Agora, um projeto de Decreto Parlamentar será colocado em votação para que o título seja de fato concedido.

Destaca-se que a Irmã Rosa Squizatto, de nacionalidade brasileira, aposentada, nasceu no dia 9 de março de 1935, filha de Gregorio Squizatto, In Memoriam, e Thereza Dela Justina Squizatto, In Memoriam, natural de Urubici, (SC), ocupa o sexto lugar na família de oito irmãos, sendo três mulheres e quatro homens, agricultores tirando o sustento no dia a dia para tudo o que a família bem constituída precisasse – ora et labore (oração e trabalho). Foi batizada e crismada na Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens Pretos também município de Urubici (SC)

No ano de 1951, com 15 anos de idade, o Senhor a chamou para a vida religiosa das Irmãs Catequistas Franciscanas em Rodeio (SC), onde iniciou sua formação chamada: juvenato, postulantado, noviciado. Fez seu postulado e noviciado em 1954 e terminado esse período no dia 2 de agosto de 1955, fez seus votos temporários e perpétuos ao mesmo tempo (obediência, pobreza e castidade).

Com o término dessas etapas de formação, estava preparada para ir em missão. Seu primeiro lugar de atuação missionária foi em São Miguel, no município de Porto União (SC) onde permaneceu 6 anos e meio. Depois, foi transferida para Laurentino (SC) para estudar o segundo grau (magistério), durante 3 anos. Terminando os estudos foi para Água Doce (SC) onde permaneceu 14 anos como professora, diretora e coordenadora de catequese, curso de noivos.

No ano de 1979, foi transferida para Herval d’ Oeste, onde assumiu a direção do colégio São José, por 7 anos. Em meio a seus trabalhos, frequentou diversos cursos de aperfeiçoamento e o Curso Superior de Ciências Contábeis em período de férias na UNIPLAC em Lages (SC).

Completando os 30 anos de serviço da área da educação, claro, não esquecendo a vivência e prática dos conselhos evangélicos, encaminhou seu pedido de aposentadoria já no final de 1985, quando se aposentou. No final do ano, partiu para uma nova missão, colocar-se a serviço da Congregação Província São Francisco de Assis. Eleita como superiora Provincial por 3 anos. Nesse período, a entidade mantenedora “Província São Francisco de Assis,” foi transferida para o Paraná, município de Colombo. Terminado esse período foi reeleita por mais 3 anos.

A Irmã Rosa Squizatto foi convidada a prestar serviço na “Animação Vocacional” À nival de Província, atendendo os Estados de (RS), (SC), (PR) e (BA). Assim, continuou investindo sua vida em favor do Reino prestando serviço na Congregação, Igreja, Sociedade, comunidades e fraternidade somando-se 59 anos.

A caminhada continua: convidada a prestar serviço para a Família Franciscana do Brasil com sede em Petrópolis (RJ), onde assim o fez além de alguns países da América Latina, ocasião em que atuou como secretária e coordenadora do Centro Franciscano, durante 6 anos.

Voltando para o Paraná (Curitiba), coordenou uma Casa de Encontros denominada “Paz e Bem,” que serve para cursos, encontros, retiros, enfim, formação para grupos organizados, isso durante 8 anos. De lá, volta novamente a Santa Catarina para continuar na Equipe Geral da Congregação com sede em Joinville.

Em 2001 já em Santa Catarina por que foi eleita membro do governo geral da Congregação, passando a residir dois anos em Joinville (SC). Também residiu em Lages, continuando no serviço do Governo Geral e na animação vocacional.

No ano de 2008, foi enviada a coordenar os trabalhos da casa de encontros Paz e Bem em Curitiba. Celebrou seus cinquenta anos de VRC com muita disposição e alegria, pronta para caminhar sempre mais.

Irmã Rosa Squizatto tem muitas qualidades e entre elas se destaca: a acolhida, a simplicidade de uma mulher elegante que sabe cuidar do belo e do saudável. Tem grande espírito de oração e preserva os grandes valores da vida religiosa.
Participou de muitos cursos de formação de animação de vida religiosa e missionária, e é uma mulher apaixonada por São Francisco e Santa Clara de Assis. Nos últimos anos viveu em Guaraniaçu, Curitiba e agora reside em Água Doce, na graça de Deus.

A Irmã Rosa Squizatto conclui que: falar da vida religiosa é uma grande responsabilidade. Dizer que sua vida foi um mar de rosa, não é verdade. Sabe que como pessoa humana Deus a chamou para o seu serviço, e sua família a permitiu e a congregação a acolheu. Inicia um projeto novo o jeito de ser Irmã Catequista Franciscana. Entre luzes e sombras esforçou-se para viver, abrindo caminhos, contando com a graça de Deus, somando com tantas pessoas que caminharam junto, doando a sua vida e dons a serviço do Reino, seguindo as pegadas do mestre Jesus “ Vem e segue-me”. “Vinde e vede.”

“Os vereadores vêm a conceder congratulações à Irmã Rosa Squizatto, por fazer parte da história do Município de Água Doce. Assim, pode-se aduzir que conceder o Título de Cidadã Água-docense à Irmã Rosa Squizatto, este Poder Constituído com fulcro no Artigo 13, Inciso XXI da Lei Orgânica Municipal, reconhece pelos relevantes serviços prestados ao Município de Água Doce,

Moção de Congratulações aprovada na sessão ordinária de 02/08/2021:

Participe de nosso
Grupo no Whatsapp

Fonte: Minha Água Doce

Anterior

Santa Catarina dá início à década de incentivo à agricultura familiar

Próxima

Médico é presenteado com galinhas por paciente após cirurgia

Últimas Notícias

Mais lidas da semana

X Olá! Para iniciarmos a conversa, por favor escolha uma das opções abaixo:
Fale Conosco via WhatsApp